Curtir praia, piscina, cachoeira neste verão com sensação térmica próxima dos 50º, sem abrir mão da vaidade, com um look bacana, é possível? Quem garante que sim é a coordenadora do curso de graduação de Tecnologia em Estética e Cosmética da Uniabeu, Juscilene Ribeiro. Segundo ela, com habilidade e produtos como base líquida e protetor labial com fator de proteção solar resistentes à água e ao suor, a maquiagem no verão não é mais problema.

A coordenadora chama a atenção para os cuidados que a mulheres devem ter antes de aplicar a maquiagem para aproveitar o dia de exposição ao sol. “O segredo está no preparo. Procure usar um Primer para fixar a make e também higienizar a pele antes e, em seguida, use uma loção adstringente para desengordurar totalmente a pele que será maquiada”, aconselha.

De acordo com Ribeiro, o desafio do profissional da beleza nos dias de temperatura elevada é fazer com que a maquiagem mantenha-se em boas condições por muito tempo. “Para vencer os desafios, é fundamental que o profissional se mantenha atualizado com as técnicas de maquiagem, principalmente nos acabamentos e nos produtos de boa qualidade, que oferecem segurança para executar a make no verão”, avalia.

Quanto à indicação da maquiagem para a estação “chapa quente”, Ribeiro marca um xis na naturalidade. Ela recomenda à mulher apostar na hidratação da pele, com leve correção e um toque suave de brilho. “Sem abusar na quantidade, os tons dourados estão em alta, proporcionando à pele um bronzeado natural, assim como os tons metalizados. Seguem a mesma linha os tons azuis e verde para os olhos, e nos lábios o rosa se destaca”, indica.

Os delineadores, lembra Ribeiro, são importantes na marcação e na valorização dos olhos, e, para finalizar, o canto externo dando um toque de gatinho na make. Já o uso do glitter no verão está impossível. Os tons de prata e dourado valorizam o olhar. “É importante não esquecer os glitters que são aplicados nas regiões côncavas móveis dos olhos ou bem rente aos cílios; nesse caso, use pincel de sombra, ou, se preferir, aplique com o dedo em toques firmes e lentos, sendo necessário o uso de um fixador para mantê-los”, aconselha.

O tema tons de sombra sempre desperta interesse. Azul, verde e marrom – usando sempre uma pegada mais clara no canto interno e o mais escuro no canto externo -, estão em destaque neste verão. ”É importante uma leve esfumaçada para mesclar os tons”, ensina a coordenadora. Ela destaca ainda a importância do uso dos fatores de proteção no verão para evitar surpresas no futuro. “Nesta época os FPS de 30 protegem a pele 99%. Reaplicá-lo a cada duas horas. Quando for se maquiar, use o filtro antes de aplicar a maquiagem”, finaliza.