O governo do estado, através da CEDAE assinou nesta terça-feira (19), na sede da companhia, um contrato com a Construtora Contek Engenharia para execução da primeira etapa das obras de implantação e ampliação, do sistema de abastecimento de água de diversas localidades no município de Duque de Caxias. As intervenções, que terão início nas próximas semanas, vão beneficiar diretamente mais de meio milhão de pessoas.

– Esta é uma obra muito esperada pela população da Baixada e que, finalmente, estamos tendo condições de realizar e que juntamente com todas as outras na região visa universalizar o abastecimento de água na Baixada Fluminense. Vamos buscar celeridade nesta obra, assim como nas que já iniciaram na região – afirma o presidente da CEDAE, Jorge Briard.

Com investimento de R$ 63,3 milhões, o conjunto de obras inclui adutora com 4.127 metros de extensão e de 34.787 de distribuição, além de construção de 11 travessias, sendo sete aéreas, três não destrutivas e uma apoiada em treliça em arco metálico.

Nesta primeira etapa, a obra vai beneficiar a área do centro de Caxias e parte dos bairros 25 de Agosto, Olavo Bilac, Parque Fluminense, Centenário, Parque Sarapuí, Parque Duque, Parque São Luís, Doutor Laureano, Cavaleiros, Parque Lafayete, Periquitos, São José e São Bento.

A obra faz parte do Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense e da construção do Novo Guandu, orçados em R$ 3,4 bilhões, que incluem a construção de uma nova estação de tratamento de água para tratar 12 mil litros por segundo, elevatória de água tratada, linha de recalque (tubulação que abastece o reservatório) e reservatório com capacidade para armazenar 57 milhões de litros; a construção, nos diversos municípios da Baixada Fluminense, de 17 novos reservatórios e reforma de outros nove que hoje estão fora de operação; assentamento de 95 km de adutoras para abastecer os reservatórios; 760 km de troncos e rede distribuidora e instalação de mais de 100 mil novas ligações prediais.

As obras para ampliação do abastecimento na Baixada já foram iniciadas nos municípios de São João de Meriti, Belford Roxo e este mês inicia em Queimados e Nova Iguaçu.

Além do presidente da CEDAE, Jorge Briard, e de representantes da empresa de engenharia, estiveram presentes o secretário estadual de Obras, Iran Peixoto, e o diretor de Engenharia da Cedae, Humberto Melo.