A Prefeitura de São João de Meriti, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município, realiza o Censo Previdenciário 2016. Os servidores ativos podem retirar os formulários diretamente no Meriti Previ ou pelo site: www.meritiprevi.rj.gov.br. Além disso, o recadastramento anual de aposentados e pensionistas também está acontecendo. Eles serão submetidos ao serviço diretamente na sede do Meriti Previ.

“O Censo Previdenciário visa melhorar a qualidade dos dados cadastrais, combater fraudes, eliminar distorções e assegurar aos servidores benefícios como aposentadoria e pensão. Estamos fazendo esse trabalho pela primeira vez com os servidores ativos. Os aposentados e pensionistas já sabem como funcionam os procedimento de atualização de dados, pois o recadastramento vem sendo realizado anualmente. Visando a organização e facilitação do atendimento, o período para o Recadastramento dos aposentados e pensionistas ocorre de acordo com a data de nascimento”, disse o presidente do Meriti Previ, Rafael Lima do Val.

A ação é voltada para a atualização da base de dados dos servidores do município de São João de Meriti, com o objetivo de cumprir a Legislação Municipal Previdenciária.

Os dados coletados no Censo vão facilitar a vida dos próprios servidores no momento da solicitação de informações e agilizar a concessão de benefícios, além de auxiliar no combate a fraudes na previdência.

Devem participar do Censo todos os servidores ativos detentores de cargo de provimento efetivo da Administração Municipal e da Câmara Municipal, mesmo aqueles que estão afastados, licenciados ou cedidos para outros Órgãos.

O Censo Previdenciário e o recadastramento foram divididos e têm datas diferentes para serem cumpridos. Para aposentados e pensionistas, o período estabelecido é de acordo com a data de nascimento: entre primeiro de março a 31 de agosto. Já para os servidores ativos, começa também no dia primeiro de março e vai até 30 de setembro.

Os servidores aposentados e pensionistas que não comparecerem para a realização do recadastramento terão os pagamentos de seus vencimentos, proventos ou pensão suspensos até que os mesmos cumpram as exigências do recenseamento.