Nesta quarta-feira, a Tocha Olímpica chegou finalmente ao estado do Rio de Janeiro. Depois de passar por mais de 300 cidades em todo o Brasil, ter percorrido cerca de 20 mil quilômetros, durante quase três meses, o símbolo dos Jogos Olímpicos – a maior celebração esportiva no mundo – desembarca em território fluminense e atravessará 40 municípios antes de seu destino final, a capital.

Nesse circuito, que se encerrará com o acendimento da pira olímpica na cerimônia de abertura, em 5 de agosto, no Maracanã, estarão seis cidades da Baixada Fluminense: Guapimirim, no dia 30 de julho, e Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo e Nova Iguaçu, no dia 3 de agosto. Chamadas de “cidade celebração”, cada uma irá promover uma festividade, com diversas atrações locais. Personalidades de destaque na região realizarão a tarefa de conduzir a chama olímpica.

Com tamanha mobilização, alguns impactos estão previstos na rotina das cidades e os moradores devem ficar atentos para não serem pegos de surpresa. É o caso, por exemplo, de interdições de vias e proibições de estacionamento.

Acompanhe os preparativos divulgados até o momento pelas prefeituras da região para o revezamento da Tocha Olímpica.

Duque de Caxias

No dia 3 de agosto, serão interditadas várias ruas dos bairros 25 de Agosto, Itatiaia, Paulicéia, Vila São Luiz e Centro. O comboio que acompanhará a tocha se concentrará às 10h na Avenida Expedicionário José Amaro, na Vila São Luís, com o início do revezamento marcado para as 11h. No local, haverá interdição até a Rua Olegário Mariano. O trajeto seguirá pelas seguintes vias: Av. Presidente Tancredo Neves, Av. Duque de Caxias, Rua Marechal Deodoro, Rua General Mitre, Vila Olímpica de Caxias, Rua General Mitre, Rua Elias Francisco Paris, Av. Brigadeiro Lima e Silva, Viaduto Paulo Lins (Câmara), Av. Governador Leonel Brizola (antiga Av. Presidente Kennedy), encerrando na Praça do Pacificador. Nestas ruas e avenidas o estacionamento estará proibido a partir das 23h do dia 2 de agosto, enquanto as vias transversais serão fechadas apenas durante a passagem do comboio.

Na parada final da Tocha Olímpica na cidade, uma extensa programação cultural está prevista já a partir das 9h, com a apresentação de grupos como a companhia de dança Mova-se, o Afoxé Raiz da Verdade, San Oliveira e a Acadêmicos da Grande Rio.

São João de Meriti

Alunos da rede municipal de ensino reproduzem a Tocha Olímpica. Foto: Divulgação.

A chegada da Tocha Olímpica na cidade está prevista para 13h30, do dia 3 de agosto. O início do revezamento será na Praça José Alves Lavoura (Praça JAL), seguindo pelas avenidas Automóvel Clube, Presidente Lincoln, Comendador Teles, e as ruas Silvestre e Jacatirão, até seu ponto final na Praça José Amorim, em frente à Prefeitura, onde ficará a Pira Olímpica. Durante um percurso de 3,1 quilômetros, um corredor de 10 mil estudantes das escolas municipais acompanhará a passagem da chama.

No local do encerramento, um palco reunirá diversas atividades que irão desde apresentações musicais, com a Banda da Escola Municipal Padre Paul Jean Guerry e um grupo de zumba, até a representação de esportes olímpicos, com o projeto Lutando Por Vidas e os alunos que participaram dos Jogos da Baixada. Além disso, um espetáculo circense também está na programação.

Para a realização do evento, a Prefeitura interditará as seguintes ruas, das 12h30 às 14h30: Avenida Automóvel Clube (Praça José Alves Lavoura), Rua Manuel Cândido de Oliveira, Rua Visconde de Barbacena, Rua Milton Manhães, Rua Sepetiba, Rua Dr. Celso José de Carvalho, Rua Júlia Alves dos Santos, Rua Rocha, Rua Antônio Garcia, Rua Dr. César Nascimento Monteiro, Rua Dr. Benedito Ultra, Travessa Elza, Rua São Cristovão, Rua Angra dos Reis, Rua Vila Isabel, Rua Andaraí, Rua Grajaú, Rua Geni, Avenida Campos, Rua Claudionor Peri, Rua César Lemos, Avenida Comendador Teles, Rua Sucupira, Avenida Automóvel Clube, Rua Venâncio Oliveira Santos, Avenida Deputado José da Costa França, Rua Barra Mansa, Rua Pedro Nonato da Silva, Rua Vereador Ivam Lopes, Rua Pedro Nonato da Silva, Rua Barra do Piraí, Rua Zeus, Rua Dr. Celso de Carvalho, Avenida Presidente Lincoln e Rua Pastor Joaquim Rosa. Entretanto, outras quatro vias serão interditadas mais cedo, a partir das 6h até a conclusão das atividades: Rua Defensor Público Zilmar Pinaud, Rua Panamense, Avenida Presidente Lincoln e Rua Pastor Joaquim Rosa.

Nova Iguaçu

Adriel de Souza (3)

Adriel de Souza, paratleta de Natação. Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Nova Iguaçu decretou ponto facultativo na cidade no dia 3 de agosto, para a passagem da Tocha Olímpica. O símbolo, cuja chegada está prevista para as 17h30, irá percorrer 10 quilômetros pelas ruas do município nas mãos de personalidades famosas e anônimas. Dentre os nomes mais conhecidos estão o jogador do Flamengo, Emerson Sheik (ex-morador da cidade); o judoca Sebastian Pereira, medalhista de Pan-Americanos e quinto lugar na Olimpíada de Atlanta; a jogadora de Handebol, Lucila Vianna; e o paratleta de natação, Adriel de Souza.

O revezamento terá início na Praça do bairro Jardim Tropical e se encerrará na Via Light, altura da Rua Professor Paris, onde será realizado o show da Banda OutroEu – participante da última edição do programa SuperStar. O comboio olímpico sairá de Jardim Tropical pela Estrada de Iguaçu, seguindo pela Rua Athaíde de Morais, com parada em frente à Prefeitura. A partir daí, avançará pela Avenida Roberto Silveira, viaduto Padre Musch, Rua Dr. Thibau, viaduto do Bairro K-11, chegando, assim, ao destino final, na Via Light.

Banda OutroEu3

Banda OutroEu se apresentará no palco na Via Light. Foto: Divulgação.

Os agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana contarão com cerca de 100 voluntários no acompanhamento do trajeto, que também terá várias interdições. Já na madrugada do dia do evento, o trânsito será interditado na Via Light, entre as ruas Francisco Soares e Professor Paris, e o estacionamento estará proibido na Av. Governador Portela. A partir das 17h, os viadutos da Barros Junior, Padre Musch e K-11 também serão fechados para a passagem da chama olímpica, juntamente com outras 25 ruas, avenidas e praças que compõem o roteiro.

Com a conclusão do evento, o trânsito será liberado nos trechos informados.