O município de Queimados ganhou um reforço no combate a incêndios e no salvamento de vítimas em emergências. Na última terça-feira, dia 20, foi inaugurado o destacamento do Corpo de Bombeiros. O posto avançado da corporação, como também é chamado, foi instalado nas antigas dependências da 55º DP, na Rua Manuel Augusto Muguet, s/n° – Centro. A unidade militar, que está subordinada ao ligada 4º GBM (Nova Iguaçu), conta com nove militares de prontidão por dia que irão atender, além do município, parte de Engenheiro Pedreira (Japeri).

Posto avançado de Queimados será o quinto da Baixada Fluminense. Foto: Divulgação/PMQ

Posto avançado de Queimados será o quinto da Baixada Fluminense. Foto: Divulgação/PMQ

De acordo com a prefeitura, o prédio foi reformado com recursos próprios da Prefeitura e foi totalmente adaptado com alojamentos e o tradicional pino de descida, refeitórios, centro de comunicação, sala de comando, estacionamento de viaturas, além de saídas de emergência. O quartel é o quinto da Baixada Fluminense e conta com uma viatura de combate a incêndio (ABS – Auto de Busca e Salvamento) com capacidade para 4 mil litros de água, desencarcerador hidráulico – usado para cortar ferragens –, kit de primeiros socorros, prancha, colar cervical, motosserra, roupas antimanchas, máscaras de oxigênio com cilindros no combate a incêndio, além de uma picape (AR – Auto-Rápido).

De acordo com do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Ronaldo Jorge Brito de Alcântara, com mais uma unidade na Baixada Fluminense o corpo militar terá mais mobilidade em suas ações de emergência. “Essa será quinta unidade da Baixada Fluminense dando mais mobilidade aos nossos soldados. Isso significa que teremos mais agilidade para atender as chamadas de emergências chegando mais rápido aos locais de acidentes e focos de incêndio. Antes nossas viaturas tinham que sair de Nova Iguaçu para chegar aqui na cidade. As instalações estão ótimas e com essa parceria da Prefeitura cedendo o espaço reformado é um grande presente para o população de Queimados”, comentou.