Quinze dias fora do ar: a página do Site da Baixada no Facebook volta às atividades nesta segunda-feira (26/09) com um desafio ainda maior: ela reiniciou totalmente do zero, sem os mais de oito mil fãs que acompanhavam as publicações diárias do SB – nem os 27.000 que estavam conectados no dia do bloqueio.

Campanha de retorno do SB ao Facebook tem foto exclusiva.

Campanha de retorno do SB ao Facebook tem foto exclusiva.

A página saiu do ar após uma operação de mesclagem: o SB tinha um link para cada cidade e resolveu misturar tudo. “Não fazia sentido termos várias páginas, já que o Site da Baixada já havia mudado sua linha editoria fazia um tempo. O foco do SB tem sido em assuntos mais regionais e menos pontuais para cada cidade. Estamos mais interessados em falar de questões gerais, em publicar matérias sobre eventos que impactam pelo menos meio milhão de pessoas” – explica Wesley Brasil, editor do Site da Baixada. “Infelizmente o Facebook não viu com bons olhos a mesclagem das páginas e interpretou como uma ação contra a política de uso dele” – conclui. Entenda melhor clicando aqui.

Em comemoração ao retorno do SB ao Facebook, a fotógrafa Larissa Eval cedeu um set de imagens para uso do Site da Baixada. “Eu sempre me sinto mais livre quando pego a câmera e vou pra rua, principalmente em morros, seja no amanhecer ou no entardecer (o clique usado no SB foi feito no caminho da rampa de voo livre em Nova Iguaçu). Esse dia foi o pontapé que eu precisava para conectar as pessoas que eu conhecia, com o interesse em comum em fotografar e o amor pelo lugar onde moramos. Chamei uns amigos fotógrafos para vermos o sol nascer e eles toparam na hora. Acordamos 4 da manhã e às 5 e meia ficamos ali, quase que assustados com tanta beleza. É lindo ver Nova Iguaçu amanhecendo. Tão lindo que parece que estávamos tendo um sonho”.

Pensando na ativação dos leitores, durante toda a semana o SB irá veicular um anúncio convidando os leitores a curtir “(novamente)” a página. Além disso, a fotografia será usada em toda a identidade visual do portal durante outubro – um mês antes das comemorações de dez anos do Site da Baixada.

Para curtir a página, basta acessar o link fb.com/sitedabaixada – o mesmo de antes do bloqueio.