“Vivacidade”. Com uma palavra tão simples na cabeça, o Site da Baixada marca visualmente sua própria reinvenção. Na metade de fevereiro deste ano, o SB passou a utilizar um novo logotipo, resultado de uma consultoria com o diretor de arte Felipe Santos (f3santos.com) e o Livre Estúdio (estudiolivre.com.br).

Nova marca do SB dá início a uma nova etapa na história do portal.

Nova marca do SB dá início a uma nova etapa na história do portal.

Os dez anos de história pesaram na hora do redesenho da marca: “fiz vários rascunhos com diversas representações tipográficas diferentes. Mas o que ficou bem claro, desde o início é que não daria pro Site da Baixada deixar de lado o ‘SB’ do seu ícone”, explica Felipe Santos, que já realizou diversos projetos de branding nas principais agências de publicidade de Nova Iguaçu e do Rio de Janeiro. Ele ainda explica mais: “A marca nova precisa demonstrar não só a confiabilidade das informações exibidas no site, mas também transmitir a diversidade cultural da baixada, por isso uma paleta e cores livre se faz necessária”.

Por falar em “Livre”, o diretor de criação do Livre Estúdio, Marcos Fonseca, também contribuiu com rascunhos: “sugeri alguns elementos gráficos possíveis, mas no fim das contas a força da marca estava justamente no seu próprio nome – por isso sugeri o ‘sb’ em minúsculo, para apresentar uma marca mais leve, mais calma, já que o SB trabalha de forma mais artesanal”.

O projeto final ficou nas mãos do setor de arte do próprio Site da Baixada, que reuniu todas as sugestões durante o processo e chegou numa marca que pode ser aplicada sob a combinação de diferentes cores em diferentes superfícies.

Nova etapa é um processo natural

A nova marca também dá início a um novo momento do SB, que tem se tornado um coletivo midiativista a favor da Baixada Fluminense. No ano passado (2016), o SB contribuiu para a construção de pautas em outros veículos de comunicação que abordaram o território de forma mais positiva. Além disso, o próprio SB se firmou como mídia independente, recebendo 161.260 usuários no ano – a meta para 2017 é dobrar o número de acessos, além de marcar uma presença ainda maior nas redes sociais.

O portal foi totalmente redesenhado, voltando com recursos antigos como o link “Cidades”, além de trazer melhorias profundas no Guia. A áreas de blogs ganhou um reforço, ficando centralizada no link blogs.sitedabaixada.com.br: agora cada autor tem seu próprio endereço como colunista. Outras novidades ainda serão anunciadas ao longo do ano, enfatizando cada vez mais o processo realizado junto de outros parceiros.