O Plano Diretor de Japeri entrou em processo de atualização. Ele é instrumento de planejamento que a Prefeitura utiliza para orientar políticas públicas de habitação, saneamento, transporte, uso do solo, entre outras ações, que serão executadas pelos próximos 10 anos. A ferramenta precisa prever quais regiões terão maior crescimento de moradias, onde instalar ciclovias e paraciclos e planejar zoneamento de áreas de interesse rural, industrial e social.

1º Seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável em Japeri. Foto: Divulgação.

1º Seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável em Japeri. Foto: Divulgação.

Segundo os dados da pesquisa da FIRJAN em 2012, Japeri é a cidade onde o trabalhador passa o maior tempo médio de deslocamento casa para o trabalho do Brasil.

Diante deste cenário, o Mobiliza Japeri, em parceria com a Casa Fluminense, MDT Transferro e o ITDP, realiza o 1˚ Seminário sobre mobilidade urbana sustentável em Japeri. O objetivo do encontro é debater o diagnóstico atual de mobilidade urbana local e colher propostas que façam frente aos desafios do município. O conhecimento gerado durante o encontro será reunido em documento síntese, que será entregue ao poder público Estadual e Municipal.

O Mobiliza Japeri é uma organização da sociedade civil que defende a mobilidade urbana sustentável como instrumento de política pública capaz de gerar o desenvolvimento local e integrado da cidade.

De acordo com os organizadores, fatores estruturais, como planejamento urbano integrado, aliado a um plano municipal de mobilidade urbana, bem como políticas de estímulos ao desenvolvimento local, serão elementos fundamentais para superação do quadro negativo na mobilidade japeriense.

SERVIÇO
1º Seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável em Japeri
18/06
Igreja Católica de Japeri
Japeri, RJ
Mais informações: http://bit.ly/1svDxwU