O SENAI Rio vai oferecer, em 2014, mais de 45 mil vagas gratuitas no estado do Rio em cursos técnicos, de qualificação, aperfeiçoamento e aprendizagem, nas modalidades presencial e à distância. E as oportunidades já começaram: estão abertas as inscrições para 870 vagas gratuitas em cursos técnicos do SENAI na Baixada Fluminense, oferecidas através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). As vagas são para cursos nas unidades SENAI em Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Itaguaí.

O objetivo é formar cada vez mais trabalhadores de acordo com os novos perfis demandados pela indústria fluminense e, consequentemente, aumentar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

As oportunidades neste primeiro semestre são para os cursos técnicos em Automação Industrial (90 vagas em Duque de Caxias e 120 vagas em Itaguaí); Técnico em Eletrotécnica (80 vagas em Nova Iguaçu); Mecânica (120 vagas em Itaguaí e 80 vagas em Nova Iguaçu) e Segurança do Trabalho (180 vagas em Duque de Caxias e 200 vagas em Nova Iguaçu). Em todo o estado o SENAI Rio oferece 7.245 vagas através do Pronatec, distribuídas em 23 unidades.

Para os cursos do Pronatec, podem se inscrever alunos das escolas estaduais, que estejam cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio regular, EJA (Ensino para Jovens e Adultos) ou Programa Autonomia, do governo estadual. A Secretaria de Estado de Educação será responsável pela seleção dos candidatos, que levará em conta o desempenho escolar. Informações sobre como participar do processo seletivo podem ser obtidas no site www.cursosenairio.com.br. As inscrições podem ser feitas até dia 4 de março.

As aulas do programa estão previstas para iniciar na segunda quinzena de março e serão ministradas de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite, dependendo do curso e da unidade escolhida.

Possibilidade de qualificação para diversos públicos

As mais de 45 mil vagas gratuitas serão distribuídas durante todo o ano e são destinadas a diversos públicos. No site www.cursosenairio.com.br, é possível encontrar detalhadamente as ofertas e quem pode se inscrever em cada uma delas. Mais informações também podem ser obtidas pelo 0800 0231 231.