Está aberta a oportunidade para quem deseja ter capacitação profissional técnica. O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) está oferecendo cursos de capacitação para jovens e adultos em São João de Meriti. O programa é desenvolvido em parceria da prefeitura de Meriti com o Governo Federal.

A pré-inscrição já pode ser feita no SINE (Sistema Nacional de Emprego) em Vilar dos Teles.

Serão cerca de 640 vagas em diversas áreas como: arrumador e conferente de carga, despachante de transporte coletivo, eletricista de veículos de transporte de cargas e de passageiros, logística de transporte, mecânico de motores a diesel, monitor de transporte escolar, motorista de transporte coletivo, motorista de transporte de cargas, motorista de transporte escolar, operador de empilhadeira e operador de equipamento de guindaste.

Os cursos têm duração média de dois meses e devem começar em agosto. As aulas acontecerão nos turnos da manhã ou tarde e noite. Os alunos receberão auxílio transporte.

A escolaridade mínima varia de acordo com cada curso. Arrumador e conferente de carga, mecânico de motores a diesel exigem ensino fundamental. O curso de monitor de transporte escolar é para pessoas com ensino fundamental completo. Já os cursos de motorista de transporte coletivo, motorista de transporte de cargas, motorista de transporte escolar e operador de equipamento de guindaste, devem possui ensino fundamental e carteira de CNH C ou D.

Para se inscrever é necessário ter idade a partir de 18 anos, ser inscrito no SINE, estar desempregado, e ser morador do município.

No ato da pré-inscrição o interessado deve levar o número do NIS, comprovante de residência e os documentos de identidade e CPF. Os selecionados serão avisados por contato telefônico para realizarem a matrícula.

O SINE funciona na Rua Aldenor Ribeiro de Matos, 175, lojas 14, 15 e 16, no Shopping do Jeans, em Vilar dos Teles. Mais informações pelo telefone 2752-1448.