O SENAI Rio está com inscrições abertas para 200 vagas gratuitas na Baixada Fluminense e um total de 2.840 vagas em todo estado do Rio. As oportunidades, oferecidas através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), são para cursos técnicos presenciais. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de outubro. O objetivo é formar cada vez mais trabalhadores de acordo com os novos perfis demandados pela indústria fluminense e, consequentemente, aumentar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

Para os cursos do Pronatec, podem se inscrever alunos das escolas estaduais, que estejam cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio regular. A Secretaria de Estado de Educação será responsável pela seleção dos candidatos, que levará em conta o desempenho escolar. Informações sobre como participar do processo seletivo podem ser obtidas no site www.cursosenairio.com.br.
Na Baixada, o SENAI Nova Iguaçu oferece 40 vagas para o curso de técnico em Logística, 80 vagas para técnico em Eletrotécnica e 80 vagas para técnico em Segurança do Trabalho. A unidade fica na Avenida Gerson Chernicharo, 1.321, Bairro da Luz.

As aulas do programa estão previstas para iniciar na primeira quinzena de novembro e serão ministradas de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite, dependendo do curso escolhido.