O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) recebeu nesta segunda-feira, dia 15, mais de 30 mulheres para o lançamento do curso gratuito profissionalizante de cabeleireiro, que será oferecido na sede da Casa da Mulher, na Rua Egídio, 1459, Vila Emil, em Mesquita. As aulas vão acontecer duas vezes por semana em dois horários, das 9h às 11h e das 14 às 16h, com duração de seis meses. Há vagas para 100 alunos. Também estão abertas inscrições para aulas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), que vão acontecer no período da manhã a partir de agosto.

Segundo a diretora do Ceam, Tânia Almeida, o trabalho é feito pela secretaria de Governo através de uma parceria da Coordenadoria de Políticas para Mulheres com o Ceam. “Nossa meta é sempre trabalhar em conjunto e o espaço está de portas abertas para todas as mulheres interessadas em curso, oficinas e em informações de um modo geral. Nosso trabalho é abrangente e não apenas voltado para vítimas de violência. Somos um diferencial no município de Mesquita”, ressaltou Tânia, acrescentando que o Ceam oferece atendimento psicológico, jurídico, pedagógico e serviços sociais para as mulheres vítimas de violência doméstica física ou psicológica.

Depois da apresentação do projeto, a coordenadora dos cursos, Maria Luísa Rangel, convidou algumas das mulheres inscritas para participar de uma dinâmica de grupo, promovida por Lívia de Castro, onde cada uma falou um pouco sobre suas expectativas. “Quero me especializar num ramo que adoro e, quem sabe, aumentar a renda familiar com meu trabalho”, disse a dona de casa Ivone de Oliveira, que já fez sua inscrição.