O ano começou com o pé direito para quem deseja se preparar e conquistar boas oportunidades no mercado de trabalho. O Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), iniciou a primeira rodada de vagas gratuitas em cursos de Qualificação Profissional. Ao todo, serão oferecidas 69.321 oportunidades em mais de 170 opções de cursos. A rede ainda oferta cerca de 20 mil vagas para as atividades Artístico-Culturais e Físico-Esportivas.

As inscrições começam na próxima sexta-feira, dia 8, somente através do site (www.faetec.rj.gov.br), no link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”. Os interessados poderão escolher até dois cursos diferentes por CPF, sendo uma das opções: Informática ou Idiomas.

– É muito importante ofertarmos boas oportunidades no início do ano para que a população possa se preparar de forma qualitativa para as necessidades do mundo do trabalho. A economia do Rio só tende a crescer quando a mão de obra é comprometida e dedicada a exercer um bom desempenho profissional – diz o presidente da Fundação, Wagner Victer

Entre algumas opções de cursos mais procuradas estão: Assistente Administrativo, Assistente Financeiro, Auxiliar de Cozinha, Cabeleireiro, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Informática, Montador e Reparador de Computadores, Salgadeiro e Vendedor.

Para se candidatar é preciso ter o Ensino Fundamental completo e, dependendo do curso, a idade mínima que varia de 14 a 18 anos. Os cursos têm duração de 10 a 20 semanas, exceto o de NR-10 Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, com duração de um mês.

– O Governo do Estado dá mais uma oportunidade para a população realizar um dos cursos de qualificação profissional gratuita da FAETEC e assim aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho – destaca o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.

O sorteio público das vagas será realizado no dia 26, a partir das 10 horas, e a listagem completa publicada em seguida no site da instituição. Após a publicação, os candidatos sorteados terão entre os dias 27 e 30 deste mês para efetivar a matrícula. As aulas começam dia 22 de fevereiro.

Agenda:
Inscrições: 8 a 24 de janeiro
Sorteio: 26 de janeiro
Resultado do sorteio: 27 de janeiro
Matrícula: 27 a 30 de janeiro
Matrícula para vagas ociosas: 15 a 20 e 22 de fevereiro
Início das aulas: 15 de fevereiro