Dezoito damas da sociedade de Nova Iguaçu viveram, na última terça-feira (08), uma noite de gala e emoção com direito a tapete vermelho, rosas e apresentações de teatro e dança. Foi a entrega da estatueta da 3ª edição do Oscar Social, que premiou as celebridades que mais se destacaram em diversos segmentos da sociedade, na semana dedicada ao Dia Internacional da Mulher. A festa, promovida pela Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, da Secretaria Municipal de Ação Social, lotou o Teatro Sylvio Monteiro, no Centro Cultural de Nova Iguaçu.

evento em homenagem as mulheres que foram destaques em Nova Iguaçu, realizado no Teatro Sylvio Monteiro. Foto: Alziro Xavier.

Evento em homenagem as mulheres que foram destaques em Nova Iguaçu, realizado no Teatro Sylvio Monteiro. Foto: Alziro Xavier.

O prefeito Nelson Bornier, que chegou ao evento acompanhado de sua vice, a médica Dani Nicolasina, disse que a festa sintetizava um dos projetos do seu governo, de “fortalecer e prestigiar”, cada vez mais, o papel da mulher na vida pública e privada da cidade.

“Eu gostaria de dizer o quanto vocês, mulheres, são importantes para todos nós em todos os setores da vida desta cidade, do nosso estado, do nosso País e do mundo”, afirmou.

Ainda na avaliação de Bornier, a mulher não deve ser vista somente pelo glamour, pelo charme e beleza ou a grife que exibe no dia a dia.

“Mas, sim, por tudo aquilo que ela representa, realmente, como ser humano e mulher que trabalha ocupando diversos postos de destaque nas atividades socioeconômicas do país”, homenageou.

Homenageadas da noite receberam o Oscar Social. Foto: Alziro Xavier.

Homenageadas da noite receberam o Oscar Social. Foto: Alziro Xavier. 

Coordenadora de Política para as Mulheres, a psicóloga Patrícia Xavier, idealizadora do evento, ressaltou a importância e o valor da Mulher na sociedade. E aproveitou ainda para deixar uma mensagem.

“Se empoderem, ser Mulher é algo muito especial, nunca desistam dos seus sonhos”, ressaltou.

Uma das homenageadas da noite, a secretária municipal de Ação Social, Cristina Quaresma, entende que a data deve ser usada como um “momento de reflexão”, em busca da conscientização do papel que a mulher deve representar no seio da sociedade.

Cristina Quaresma aproveitou o momento para destacar um projeto importante realizado pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o juiz Titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Dr. Octávio Chagas de Araújo Teixeira.

“A Escola de Homens, é um belo projeto realizado na prevenção a violência contra a mulher. Homens são entrevistados por uma equipe multidisciplinar e participam de reuniões, buscando sair da questão de agressores. Temos também uma parceria com o IML, para que as mulheres se sintam a vontade em denunciar os agressores”, disse.

Segundo a vice-prefeita Dani Nicolasina, o Governo tem feito um excelente trabalho no atendimento à mulher e destacou a recente inauguração do ambulatório para acompanhamento de gestantes com zika vírus no prédio anexo à maternidade Mariana Bulhões. Dani disse ainda, que as mulheres devem continuar na luta pelos seus direitos.

“Nós já avançamos, mas temos muito o que avançar e conquistar. A mulher tem que saber se impor e também os direitos dela. Não podemos nos conformar e ficar na nossa zona de conforto, e é isso o que o governo do Nelson Bornier tem feito. Apoiado sempre as mulheres”, avaliou.

Entrega do Oscar Social no Teatro Sylvio Monteiro, no Centro Cultural de Nova Iguaçu. Foto: Alziro Xavier.

Entrega do Oscar Social no Teatro Sylvio Monteiro, no Centro Cultural de Nova Iguaçu. Foto: Alziro Xavier.

Uma das homenageadas da noite, a auxiliar de serviços gerais, Janáia Ferreira do Carmo Santos, foi elogiada pela vice prefeita, pelo serviço prestado ao Gabinete. Segundo Dani Nicolasina, ela é um exemplo, e está sempre com um sorriso no rosto, deixando tudo na mais perfeita ordem e atendendo a todos com muito carinho, amor e dedicação.

“Me sinto muito honrada em receber essa homenagem. Que as mulheres continuem lutando para crescer. Que não dependam do homem, e tenham um ideal para a sua própria vida”, disse Janáia Ferreira.

Apresentações culturais para mulheres

A atriz Allyne Cabral, emocionou a todos com o monólogo “Simples assim”, através da mensagem que diz que na vida, devemos carregar apenas o que cabe na mão e no coração e que as bagagens pesadas, devem ser deixadas de lado.

O espaço de dança Soul e o Centro Cultural Naiana Rabello, apresentaram coreografias de dança livre e encantaram o público com belíssimas apresentações. O evento contou ainda com a presença de todo o secretariado, autoridades do município e dos vereadores Fabinho Maringá e Neizinho Irmão.

Nova Iguaçu realiza diversas atividades em homenagem a Mulher durante todo o mês

E os festejos em homenagem às mulheres não param por ai. Na sexta (11), acontece na Casa de Cultura de Nova Iguaçu o evento “Mulher, ciência viva”, realizado pela Secretaria de Governo, através da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia.

No domingo (13), a Prefeitura realiza a tradicional corrida em homenagem a professora de Educação Física, Roberta Santana. As comemorações terminam na quarta-feira (30), entre 9h e 17h, na Praça Rui Barbosa, com a grande feira de Ação Social Mais Mulher. Serão prestados serviços de saúde, estética, emissão de documentos e inscrição para acesso aos programas sociais.