Aprender um novo ofício e fazer dele um hobby, uma forma de ganhar aquele dinheiro extra no fim do mês ou até mesmo torná-lo a principal fonte de renda da família. Este é o objetivo do Curso de Qualificação de Costura que está sendo oferecido pela Prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (SEMAST), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Mucajá.

Curso de costura é oportunidade de independência para japerienses. Foto: Wanderson Oliveira.

Curso de costura é oportunidade de independência para japerienses. Foto: Wanderson Oliveira.

O curso é ministrado pela professora Osana Lima Santana Américo, moradora do bairro Maria José e que fez da costura sua profissão. Ela explica que a qualificação é também para o público masculino, mas revela que até o momento todas as turmas são compostas apenas por mulheres. “Estamos preparando nossas alunas para o mercado de trabalho. Elas serão capacitadas para costurar tanto em casa quanto em uma fábrica, sairão daqui profissionais”, conta Osana, que sustentou seus dois filhos com o dinheiro vindo da costura.

“Muitas mulheres não trabalham, ficam em casa cuidando dos filhos e dos maridos. Elas querem dinheiro e têm que pedir aos esposos. Com este curso, elas poderão ser mais independentes. Creio que minha trajetória sirva de inspiração para elas”, completou a professora.

“A base de tudo é a educação. Ações como esta valorizam os japerienses e lhes dão mais conhecimento. Quanto mais a prefeitura puder nos proporcionar aprendizado como este, melhor será para o município, pois terá mão de obra qualificada”.

O secretário da SEMAST, Reginaldo Santos, concorda com Maria Isabel e acredita que as próprias alunas do curso poderão disseminar o aprendizado adquirido no CRAS Mucajá. “O curso serve para que estas mulheres possam não somente aprender a costurar e confeccionar seus produtos, mas também ensinar o ofício a outras pessoas, aumentando assim o alcance de japerienses que aprenderão a costurar e poderão lucrar com isto”, afirmou Reginaldo.

O Curso de Qualificação de Costura tem duração de três meses e conta com cerca de 50 alunas divididas em cinco turmas, sendo duas no turno da manhã e outras três à tarde. As aulas acontecem sempre as segundas, quartas e sextas-feiras. Os interessados em participar podem comparecer ao CRAS, na Avenida Tancredo Neves, Lote 1011, no bairro Mucajá e fazer a inscrição. Para isto, é preciso apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e telefone para contato.