Segundo a Prefeitura de Mesquita, será divulgado nos próximos dias, os editais do concurso público para 150 vagas em diversos cargos das secretarias de Educação (Semed) e Guarda Municipal. Até o fim dessa semana a banca organizadora do concurso assinará o contrato, e após essa iniciativa o edital poderá ser divulgado.

Além da Guarda Municipal, o concurso será destinado aos cargos de professores e secretários escolares. Os novos servidores da Educação já serão regidos pela Lei Nº 967, que estabelece o novo Plano de Carreira. Segundo o secretário adjunto de Educação, Alexandre Vieira Rocha, o concurso serve para suprir algumas carências devido a saídas de servidores e a criação de novas unidades escolares.

Entre os benefícios do novo Plano estão o aumento do percentual entre níveis de enquadramento; o adicional por curso de extensão de até 10%, limitado a 2% por solicitação; redução da carga horária de orientadores educacionais, orientadores pedagógicos e supervisores educacionais de 24h para 18h semanais; inclusão do enquadramento do Doutorado, o que não havia no antigo Plano; criação dos cargos de Professor II – Orientador Pedagógico, Professor II – Supervisor Educacional e Professor II – Orientador Educacional, (que resolve problemas de servidores que estavam enfrentando dificuldades de acumular a função em outras redes, bem como garante a aposentadoria especial de professores para estes servidores), além do cargo de diretor passar a ser exclusivo de servidor de carreira. O piso salarial de Mesquita é o maior da Baixada Fluminense.