Outubro Rosa é um movimento internacional que divulga a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama. É por isso que a Prefeitura de Nilópolis realizou no dia 24 de outubro na Casa da Mulher, o encontro Chá com Mulheres. Orientações sobre Auto Exame e Câncer de Mama foram os assuntos abordados para esclarecer todo tipo de dúvida. A enfermeira Flávia Muniz foi a palestrante e explicou a importância do auto exame.

Mais de 60 mulheres estiveram presentes no evento que esclareceu dúvidas sobre o câncer de mama. Foto: Bruno Cavalcanti.

Mais de 60 mulheres estiveram presentes no evento que esclareceu dúvidas sobre o câncer de mama. Foto: Bruno Cavalcanti.

“O ideal é que desde adolescência a menina comece a apalpar o seio para saber como é a textura, para conhecer seu corpo. No futuro, ela certamente saberá através do Auto Exame alguma possível alteração como um caroço, por exemplo,” ressaltou.

O encontro que reuniu cerca de 60 mulheres também explicou sobre doenças sexualmente transmissíveis e o câncer de colo de útero.

Ao final do Chá, as mulheres com histórico de câncer na família e acima dos 40 anos realizaram cadastro para encaminhamento para exames de mamografia oferecido pelo Sistema Único de Saúde- SUS.

De acordo com a superintendente dos Direitos da Mulher, Luciana Moreira, ainda em comemoração ao mês de outubro de conscientização sobre o Câncer de Mama, a Casa da Mulher realizará no dia 24, das 10h às 13h, no calçadão de Nilópolis, palestras sobre o autoexame em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos e a Secretaria Municipal de Saúde com psicólogos, assistentes sociais e oficinas de artesanato.

A Casa da Mulher funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e fica localizada na Rua Antônio João Mendonça, 65, Centro, Nilópolis.