A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (25), na Praça Nossa Senhora da Conceição, uma ação de conscientização aos queimadenses a respeito dos riscos do câncer de mama e sobre a importância da descoberta precoce da doença. A atividade foi em comemoração ao movimento popular “Outubro Rosa”, realizado mundialmente para alertar sobre os riscos do câncer de mama.

Praça N.S da Conceição recebe bom número de usuários dos serviços. Foto: Luiz Ambrósio.

Praça N.S da Conceição recebe bom número de usuários dos serviços. Foto: Luiz Ambrósio.

Profissional de Saúde explica como fazer o autoexame da mama. Foto: Luiz Ambrósio.

Profissional de Saúde explica como fazer o autoexame da mama. Foto: Luiz Ambrósio.

Foram distribuídos folhetos educativos sobre prevenção e tratamento da doença, encaminhamentos para preventivos, palestras sobre autoexame da mama e realização de mamografia. Os profissionais de saúde aproveitaram a oportunidade e ofereceram outros serviços à população, como aferição de glicemia e pressão arterial, pesagem do Bolsa Família, distribuição de preservativos, Orientações sobre Saúde da mulher, criança e adolescente, Hanseníase, Tuberculose, DST’s (Doenças sexualmente Transmissíveis), entre outros.

A procura da população foi grande aos serviços disponíveis. Algumas filas foram formadas em frente aos estandes montados na Praça Nossa Senhora da Conceição, onde foi realizada ação. Aconteceram cerca de 50 encaminhamentos para preventivos, realizados no mesmo dia na sede da Vigilância em Saúde. No total, 509 pessoas foram atendidas pelos diversos serviços oferecidos, além de 5.900 preservativos distribuídos gratuitamente.

Para a Diretora do Departamento de Atenção Integral à Saúde, Elaine Rezende, a ação “Outubro Rosa” foi uma das melhores este ano: “Geralmente as pessoas procuram apenas serviços mais práticos, como aferições e pesagem do Bolsa Família, mas nesta a população entendeu a importância da causa”, afirmou.