Neste sábado (30/8) aconteceu a inauguração da primeira etapa da obra do Hospital Duque de Caxias, porém a unidade começará a funcionar a partir do dia 8 de setembro, já que este período servirá para a calibragem de equipamentos, esterilização e outros ajustes.

“O governo federal liberou a verba para toda a obra, no entanto, decidimos que não seria justo esperarmos o término total para inaugurar o Duque. Optamos por entregar esta primeira etapa e no final do ano ou início de 2015 tudo estará concluído, inclusive com o serviço de emergência funcionando e a internação de curta duração”, destacou o prefeito Alexandre Cardoso.

Segundo a Defesa Civil, aproximadamente 600 pessoas visitaram o hospital durante a inauguração neste sábado.

Atendimento acontecerá no 3º e 4º andar

Quando o hospital começar a funcionar no dia 8 de setembro, os atendimentos serão feitos no terceiro e quarto andares. A unidade terá nesta etapa, 250 médicos e 123 consultórios. Entre as especialidades oferecidas estão:

1) Pediatria (Cardiologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Nefrologia, Pneumologia, Neurologia, Odontologia, Otorrinolaringologia, Nutrição, Oftalmologia, Psiquiatria, Dermatologia, Diabetes, Ortopedia, Ginecologia, clínica do Adolescente e Cirurgia Pediátrica)

2) Adulto (Cardiologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Pneumologia, Nefrologia, Neurologia, Odontologia, Psicologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Angiologia, Proctologia, Diabetes, Ortopedia, Ginecologia, Pré- natal, Urologia, Cirurgia geral)

3) Exames de Laboratório, Eletrocardiograma, Espirometria, Eletroencefalograma.

4) Farmácia (Dispensação de medicação).

Já a segunda etapa está prevista para o início do próximo ano. Quando o Hospital Duque de Caxias estiver em funcionamento, a previsão é de atender diariamente 1.800 pacientes em diversas especialidades médicas.