Embora o verão seja uma estação muito apreciada por brasileiros e estrangeiros, que procuram o Rio de Janeiro para curtir praias, matas, rios e cachoeiras, deve-se manter a atenção com doenças comuns nessa época. Casos de insolação, desidratação, dengue, intoxicação alimentar, e doenças de pele, como: micoses, e até mesmo o câncer, são comuns. Então, é importante estar atento para não transformar este período do ano em um momento desagradável. A Secretaria de Saúde de São João de Meriti, por meio da Vigilância Sanitária, tem realizado o controle.

A médica no momento de um exame em uma paciente. Foto: Glaucio Burle.

A médica no momento de um exame em uma paciente. Foto: Glaucio Burle.

A maioria dessas patologias não é de agravos de notificação compulsória, logo, não são de monitoramento da Vigilância Epidemiológica. A coordenação de assistência básica, da Secretaria de Saúde, é quem cuida das outras ocorrências.

“A importância da prevenção para evitar essas doenças neste período é imensa. Devemos, de forma consciente e inteligente, combater os distúrbios que por falta de cuidado aflige grande massa da população”, explica André dos Santos Melo, coordenador da ESF de São João de Meriti.

Quanto à hepatite A, que é monitorada pela Vigilância Epidemiológica, os saneamentos básicos são essenciais para evitar a construção de fossas próximas a poços. Também é recomendado não tomar banho ou brincar perto de valões, riacho, chafarizes e águas de enchentes.

“A educação da população quanto a boas práticas de higiene deve ser implementada com ênfase na lavagem das mãos após o uso do banheiro, manuseio do lixo da cozinha e do lixo do banheiro e também antes e durante a preparação de alimentos. E a educação focada em saúde realizada em creches e pré-escolares tem medidas rigorosas de higiene pessoal e ambiental”, disse Sandra Marques, superintendente da Vigilância Sanitária de São João de Meriti.

As dicas de André dos Santos Melo, coordenador da ESF de São João de Meriti, são as seguintes:
* Beber bastante líquido
* Consumir legumes e frutas à vontade
* Lavar bem as mãos e os alimentos
* Ter cuidado com a conservação dos alimentos
* Use roupas leves
* Evitar exposição ao sol no período de 10h às 16h
* Usar protetor solar