Em cerimônia realizada na última terça-feira (26/01), no quartel do Corpo de Bombeiros de Nova Iguaçu, o Governo do Estado do Rio de Janeiro realizou a entrega de 17 novas viaturas para 11 municípios da região. Os veículos que foram doados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde serão utilizados em ações contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

17 carros foram entregues a 11 municípios da Baixada Fluminense para combate ao mosquito Aedes aegypti. Foto: Shana Reis.

17 carros foram entregues a 11 municípios da Baixada Fluminense para combate ao mosquito Aedes aegypti. Foto: Shana Reis.

De acordo com o secretário do Estado de Saúde Luiz Antônio Teixeira Júnior, o governo vai implementar políticas públicas voltadas para a Baixada Fluminense e afirmou ainda que os veículos doados serão essenciais no combate ao Aedes aegypti.

“Todo o apoio nesse momento é necessário para combatermos esse mosquito transmissor de perigosas doenças que podem levar à morte. Essas viaturas além de transportarem os agentes que trabalham diariamente no combate aos focos do Aedes aegypti na cidade, também transportarão os pacientes, principalmente gestantes”, disse o secretário.

A opção pela distribuição desses veículos, se deu após um diagnóstico das necessidades das equipes de atuação em vigilância epidemiológica dos municípios.

O governador Luiz Fernando Pezão entregou pessoalmente as chaves dos 17 veículos a prefeitos, vice-prefeitos e secretários de saúde presentes no evento. Ele ressaltou que os investimentos na Baixada Fluminense vão continuar.

“Apesar de toda a crise que o nosso país e estado atravessam, vamos preservar os investimentos na saúde, educação, segurança pública e na área social, essa é a nossa prioridade”, afirmou o governador em seu discurso.

As Secretarias Municipais de Saúde de São João de Meriti, Duque de Caxias e Magé receberam dois novos carros, que se juntam a outro já entregue pelo governo no último mês. Os três veículos ficam à disposição da Vigilância Sanitária das cidades.

Já os municípios de Queimados, Nova Iguaçu, Belford Roxo e Mesquita receberam dois carros da Secretaria Estadual de Saúde. Sendo que em 2015, ambos já haviam recebido um carro. E Japeri foi contemplado com um automóvel.

Os veículos estão sendo distribuídos da seguinte forma: municípios com população superior a 160 mil habitantes recebem 3 carros; municípios com população entre 23 mil e 160 mil habitantes recebem 2 carros; municípios com população inferior a 23 mil habitantes recebem 1 carro. Após a entrega dos carros, cabe aos municípios a transferência da documentação e todas as demais despesas geradas com seu uso, assim como o acompanhamento das atividades.