A secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias está com inscrições abertas para o curso de Cuidador Social, oferecido em parceria com Furnas. Os interessados têm até o dia 12 de fevereiro para se inscrever no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Jardim Gramacho (Avenida Pistoia, s/n). Os documentos necessários são carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, certificado de conclusão do Ensino Médio e duas fotos 3×4. O local fica aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Com início marcado para o dia 16 de fevereiro, o curso terá duração de cerca de três meses. As aulas acontecerão toda terça e quinta-feira, no CRAS de Jardim Gramacho.

O objetivo é capacitar profissionais para zelarem pela integridade física, psicológica e pelo bem-estar de idosos em casas de repouso e em clubes da terceira idade ou para atuarem em acompanhamentos particulares.

O trabalho realizado pelos cuidadores evita que os pacientes sejam internados, o que melhora a qualidade de vida dos indivíduos e reduz o custo da família com despesas hospitalares.

No curso, são abordados tópicos como postura e ética profissional; alimentação e higiene do idoso; uso de materiais de apoio como cadeiras e barras de segurança; lazer e integração social do idoso; primeiros socorros; ações de emergência; manejo postural do idoso; noções de uso de aparelhos; e as principais patologias que podem acometer o idoso e suas características. Os alunos participam de aulas teóricas e práticas com uma equipe de professores formada por assistente social, fisioterapeuta, clínico geral, pediatra, nutricionista, fonoaudiólogo, enfermeiro e psicólogo.

Realizada pela primeira vez em Duque de Caxias no ano passado, a capacitação beneficiou moradores de todo o município, principalmente Jardim Gramacho e áreas próximas. Para secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Claudia Peixoto, iniciativas como essa fazem a diferença.

“Toda parceria com o objetivo de formar e estimular o desenvolvimento do indivíduo é importante. Fico feliz em ver isso acontecendo na prática na vida das pessoas. O conhecimento adquirido pode ser utilizado em benefício do outro e ainda possibilita uma nova fonte de renda. A prefeitura preocupada em levar dignidade e oportunidades faz a diferença”, afirmou.

O curso de Cuidador Social não é recomendado apenas para profissionais da área da saúde. No geral, ele pode ser feito tanto para fins profissionais, já que é um setor que está em plena expansão, como também para fins pessoais, como é o caso de quem tem familiares idosos e não deseja pagar por esse tipo de serviço.

SERVIÇO
Inscrição para o curso de Cuidador Social
Prazo: até 12 de fevereiro
Local: CRAS de Jardim Gramacho (Avenida Pistoia, s/n)
Horário: Segunda à sexta-feira, 8h às 17h
Documentação: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, certificado de conclusão do ensino médio e duas fotos 3×4
Início das aulas: 16 de fevereiro (toda teça e quinta-feira)