Apesar de a crise financeira ter impossibilitado o Carnaval 2016 em São João de Meriti, a Secretaria Municipal de Saúde vem promovendo algumas ações para conscientizar os foliões.

Nos Postos de Saúde, as equipes estão informando os meritienses sobre como prevenir doenças sexualmente transmissíveis, além de fazer a distribuição de preservativos. Além disso, nos blocos carnavalescos (Bloco dos Caveiras, Bloco das Piranhas e Baile da Terceira Idade) foram distribuídos preservativos e panfletos explicativos.

A distribuição continua nessa sexta-feira no Bloco das Piranhas. Foto: Assimp Meriti/Divulgação

A distribuição continua nessa sexta-feira no Bloco das Piranhas. Foto: Assimp Meriti/Divulgação

Durante os meses de janeiro e fevereiro, a Secretaria de Saúde lançou a campanha contra as DSTs e Aids, reforçando a importância de todos se prevenirem contra essas doenças, usando camisinha.

Ao todo, foram disponibilizados 100 mil unidades de preservativo para os festejos de Carnaval. Os bares ao redor da Praça José de Amorim (antiga Praça dos Três Poderes), que fica em frente ao prédio da Prefeitura, vão receber caixas de preservativos para serem distribuídos para os clientes.

As Unidades de Saúde da Família realizam palestras para todos os públicos, visando sensibilizar jovens e adultos sobre a importância do preservativo para evitar, além das doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada. Isso reforça a importância do preservativo como a mais importante arma de combate ao DST e Aids.

“O comportamento das relações com o aumento do número de parceiros exige, particularmente dos jovens e adultos, muita responsabilidade com sua saúde e de seus parceiros, usando preservativo e fazendo o teste rápido oferecido pelo SUS nas Unidades Básicas de Saúde. O carnaval está aí, para se divertir não deixe a camisinha de fora”, encerrou André dos Santos.