A Prefeitura de Mesquita inaugurou na última segunda-feira (22), um laboratório para realização de exames que, além de atender gestantes no Centro de Especialidades da Mulher, Criança Adolescente e Violência (Cencav), que funciona no prédio da Policlínica Municipal, também vai realizar exames em gestantes encaminhadas de outras unidades.

Foto: Carla Josephyne.

Foto: Carla Josephyne.

De acordo com a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca)  e do Cencav, Gleice Melo Moura, esse é um laboratório exclusivo para gestantes, porque facilita, prioriza e agiliza os exames.

“Buscamos proporcionar mais conforto às futuras mamães, priorizando os serviços para elas. Assim não precisam enfrentar horas de esperas em outros postos de saúde e disputar atendimento com outros pacientes”, disse Gleice, lembrando que os exames são previamente agendados.

A ideia agradou gestantes que fazem pré-natal na unidade.

“Acho que as grávidas, sejam elas de qualquer idade, precisam de um atendimento somente para elas e sem muito tumulto”, contou a jovem Daiene Araújo, de 18 anos, que espera o primeiro filho para daqui a quatro meses.

O laboratório oferece todos os exames que estão estabelecidos no protocolo da gestante, como hemograma, HIV, sífilis, entre outros. O atendimento é realizado das 7h às 9h de segunda a sexta-feira. Os exames são marcados de 14h às 17h  também de segunda a sexta, no próprio Cencav.

“Aqui nós já contamos com diversos serviços como o polo de mama, de anemia falciforme, realização do teste do olhinho, do atendimento diferenciado e especializado para adolescentes grávidas e vítimas de violência e agora temos o laboratório somente para o atendimento das nossas gestantes mesquitenses”, ressaltou Gleice. Para mais informações pelo número 2796-8616.