A Prefeitura de Duque de Caxias inaugurou na última quinta-feira (3), a Unidade de Saúde Básica (UBS), Dr. Antônio Granja, no Parque Fluminense, no segundo distrito. O posto que funcionava provisoriamente em um espaço cedido naquela região, oferecerá mais conforto e melhores condições de atender aos pacientes.

Unidade de saúde é uma das mais modernas da rede do município. Foto: Ralff Santos.

Unidade de saúde é uma das mais modernas da rede do município. Foto: Ralff Santos.

A UBS que começa a funcionar a partir do dia 10 deste mês, terá as especialidades de Clínica Médica, Ginecologia, Odontologia, além de programas de combate a hipertensão arterial, hanseníase e diabetes.

A expectativa é que sejam atendidos mensalmente entre 15 mil a 18 mil pessoas.

Na inauguração da UBS, o prefeito Alexandre Cardoso, destacou o investimento que o Município tem feito nos últimos três anos, ao ampliar a cobertura da saúde básica junto à população.

“ Há três anos, a cobertura de saúde em Caxias era de aproximadamente 23%. Hoje, chega a 44%, e a meta da Prefeitura é atingir 100% do município. É importante entender que não é construindo hospitais que resolveremos o problema da saúde, e sim, cuidando das pessoas onde elas moram”, explicou o prefeito Alexandre Cardoso, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima e do vice-prefeito Laury Villar.

Segundo o secretário de Saúde de Caxias, Camillo Junqueira, a UBS Antônio Granja, era um desejo dos moradores daquela área do segundo distrito.

“ Agora os pacientes irão contar com uma unidade que oferece conforto e espaço. A UBS começa a funcionar no dia 10 de março, a partir das 8 horas da manhã. Este prazo é necessário para ser realizada a mudança, e a calibração de algum equipamento, caso seja necessário. A nossa expectativa é que mensalmente sejam atendidos entre 15 mil a 18 mil pacientes. Uma novidade aqui na unidade é a implantação de uma horta que será cuidada pelos integrantes do programa de combate a hanseníase”, disse.

Participaram do evento secretários municipais, o deputado estadual Dica e vereadores.