A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), inaugurou, nesta segunda-feira (28), sua nova Farmácia Municipal – Pólo 01, no bairro Santa Catarina. O espaço poderá atender cerca de 200 pessoas por dia. Inaugurada com mais de 40 mil remédios, a expectativa é de uma demanda média de 100 mil exemplares por mês, de mais de 200 fórmulas diferentes, atingindo 93% do total de itens da cesta oficial do Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais). O espaço possui oito boxes de atendimento, dispenser para distribuição gratuita de preservativos e TV de plasma. O investimento, apenas em remédios, é de R$ 200 mil mensais.

Farmácia distribuirá gratuitamente diversos remédios. Foto: Luiz Ambrosio.

Farmácia distribuirá gratuitamente diversos remédios. Foto: Luiz Ambrosio.

A secretária municipal de Saúde, Dra Fátima Sanches, ressaltou que os medicamentos já foram comprados através do primeiro Pregão Eletrônico implantado pelo município em janeiro deste ano. Ela também explicou a diferença entre a Farmácia Municipal e a Farmácia Popular, ambas situadas na mesma rua. “A farmácia popular, embora municipalizada, é do Governo Federal e fornece medicamentos a baixo custo. Já a nossa farmácia municipal é de total gestão do Governo Municipal e distribui de forma totalmente gratuita diversos medicamentos, alguns de difícil acesso, como Aciclovir (em creme e comprimido) e Clavolin, ou diversos outros bem usuais, como Captopril (anti-hipertensivo) e Omeprazol”, destaca.

A farmácia fica na Rua da Serrinha, nº 100 – próximo ao prédio do Corpo de Bombeiros. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e para recebê-lo basta comparecer com comprovante de residência no município, receituário de atendimento médico na rede municipal de saúde, cartão do SUS e identidade.