A Prefeitura de Duque de Caxias entregou neste domingo (1/5), mais uma unidade de saúde, desta vez no Jardim Leal, no primeiro distrito. A Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Roberto Zagari Koeler foi toda reestruturada e modernizada, e terá as especialidades de clínica médica, pediatria, odontologia, além de imunização, coleta de exames e curativos. A unidade começa a funcionar nesta quarta-feira (4/5), a partir das 8 horas, com vacinação contra o vírus H1N1.

Consultórios da unidade foram todos reformados. Foto: Divulgação.

Consultórios da unidade foram todos reformados. Foto: Divulgação.

Na solenidade de entrega o prefeito Alexandre Cardos, que estava acompanhado do vice-prefeito Laury Villar, ressaltou que a Prefeitura tem investido na ampliação das unidades de atenção básica. “Não é construindo hospitais e CTIs que se cuida da saúde da população. É investindo na atenção básica, cuidando da diabetes ou da hipertensão arterial, evitando que esta pessoa tenha, por exemplo, um AVC (Acidente Vascular Cerebral). A Prefeitura ampliou a cobertura do programa de Saúde da Família, de 23% para 48%”, destacou o prefeito.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Roberto Zagari Koeler tem cadastrado cerca de oito mil moradores daquela região, que são visitados periodicamente pelas equipes daquela unidade, que fazem a verificação da pressão arterial, vacinação e outros serviços de saúde.

Junto com a entrega da unidade a Secretaria de Saúde de Caxias levou o trailer da saúde com verificação da pressão arterial e nível de glicose, e o inflável da Odontologia onde as crianças e adultos foram orientados sobre como manter os dentes saudáveis.