A secretaria de Saúde de Duque de Caxias vacinou no Dia D contra o vírus H1N1, neste sábado (30/4), 39.678 pessoas (21,41%), segundo a coordenadora do Programa de Imunização do município, Maria das Graças Lana Jorge. A campanha segue até o dia 20 de maio, com todas as unidades atendendo o público alvo, idosos, crianças entre seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz há pelo menos 45 dias, profissionais de saúde e pacientes com doença crônica. A meta determinada pelo Ministério da Saúde é de imunizar 30% dos moradores de Caxias, cerca de 148 mil pessoas.

A procura pela vacina contra o vírus H1N1 foi grande no Centro Municipal de Saúde. Foto: Divulgação.

A procura pela vacina contra o vírus H1N1 foi grande no Centro Municipal de Saúde. Foto: Divulgação.

A campanha foi aberta no Centro Municipal de Saúde (CMS), no centro, pela subsecretária de Saúde, Márcia Caputo. Durante todo o dia a procura foi grande em todas as unidades de saúde. A comerciária Marisa Cordeiro, moradora do centro disse que depois de vacinar o filho de três estava mais tranquila.

Sintomas do H1N1

Os principais sintomas da doença são febre alta, acima de 38º, 39º, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, além de irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência procurar um médico imediatamente. Também podem ocorrer diarreia e vômitos. O período de encubação varia de 3 a 5 dias e se dá por via aérea e contato direto com animais e objetos contaminados e de pessoa para pessoa. Os sintomas da gripe são idênticos aos causados por outras gripes. Por isso é necessário que a pessoa contaminada com vírus H1N1 procure atendimentos em uma das unidades de saúde do município.