A Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu, em parceria com o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) e o Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (Hemorio), promoveu na semana passada, dia 27 de abril, na sede da Cruz Vermelha, no Centro de Nova Iguaçu, um curso de capacitação para 60 enfermeiros da rede municipal a fim de ampliar o programa Primeiros Passos, conhecido como Teste do Pezinho, a todas as suas 60 unidades.

TESTE PEZINHO 1

Teste do Pezinho. Foto: Divulgação.

Os profissionais receberam orientação quanto a busca ativa do paciente, preparação do local e adequação do atendimento aos recém-nascidos e suas famílias, e serão multiplicadores do aprendizado nas unidades em que atuam. De acordo com coordenadora do Núcleo de Treinamento do Programa Primeiros Passos do IEDE, Tânia Castro, “este curso é importante para a troca de informações com as unidades e, principalmente, para conscientizar os profissionais que eles precisam incentivar a realização do teste”.

O município tem, desde 2013, quando apenas 10 unidades realizavam o teste, expandido a área de cobertura. No ano passado, 88% da rede foi alcançada pelo programa, e este ano, a meta é atingir todas as unidades municipais – com exceção da UPA de Comendador Soares, o Centro de Acolhimento ao Deficiente e o Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse).

O secretário de saúde da cidade, Emerson Trindade, destaca a importância do programa: “O diagnóstico precoce das doenças identificadas no exame é muito importante para o tratamento. É uma determinação do prefeito Nelson Bornier oferecer atendimento cada vez mais humanizado à população e facilitar o acesso aos serviços”.

O Teste do Pezinho deve ser realizado entre o 3º e o 5º dia de vida. Por meio dele é possível diagnosticar as seguintes doenças: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e fibrose Cística, deficiência de biotinidase, hiperplasia adrenal congênita e anemia falciforme.

O que é o Programa “Primeiros Passos”

TESTE DO PEZINHO 2

Programa Primeiros Passos será expandido em Nova Iguaçu. Foto: Divulgação.

O Programa “Primeiros Passos” de Triagem Neonatal é o Serviço de Referência em Triagem Neonatal oficial do Estado do Rio de Janeiro no Programa Nacional de Triagem Neonatal. O programa é credenciado pelo Ministério da Saúde e conta com a infraestrutura de dois órgãos de referência no Estado do Rio de Janeiro: Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) e Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (Hemorio).