O Dia D da Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal, realizado neste sábado (24/09), atraiu muita gente às unidades de saúde de Duque de Caxias. No Centro Municipal de Saúde CMS), a campanha que desta vez imuniza também meninas de 9 a 14 anos contra o HPV, foi aberta pela subsecretária de Atenção à Saúde Márcia Caputo. A vacinação encerra no dia 30 de setembro.

A campanha pretende atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes. Para facilitar a secretaria de Saúde está vacinando em todas suas unidades de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Para coordenadora de Imunização, Graça Lana os pais e responsáveis devem verificar nas cadernetas de vacinação se ficou faltando algum reforço. Se isso aconteceu, devem levar a criança a unidade de saúde mais próxima da residência para atualização da caderneta que deve ser apresentada na hora do atendimento.

O público alvo são crianças com menores de cinco anos. Para elas, estão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, Varicela, DTP infantil, Poliomielite e Hepatite A, entre outras. Também estão sendo aplicadas doses de reforço da vacina contra Influenza especificamente para crianças que receberam a primeira dose durante a campanha de maio e devem completar o esquema vacinal com mais uma dose.

Para o grupo específico de adolescentes entre nove e 14 anos, estão disponíveis nas unidades de saúde as vacinas: Hepatite B, Tríplice Viral, Dupla Adulto e HPV (esta última só para as meninas).

Por recomendação do Ministério da Saúde serão vacinadas contra poliomielite crianças com idades entre seis meses e cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não tenham completado as vacinas do calendário básico.