A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria de Saúde (SEMUS), esteve a postos com equipe composta por profissionais capacitados, para o Dia D da Campanha de Multivacinação, lançada pelo Ministério da Saúde. Centenas de pais e mães levaram seus pequenos com idade entre 0 a 5 anos, até as unidades básicas de saúde do município, para receberem doses de vacinas em atraso, ou o reforço daquelas já aplicadas.

A Campanha teve início em 19 de setembro de 2016, e pela primeira vez inclui todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo principal desta iniciativa é que todas as crianças fiquem com seus cartões de vacinação atualizados e a saúde em dia. Para isso, o Ministério da Saúde disponibilizou 19,2 milhões de doses extras, para ser distribuídas nas unidades de saúde de todo o país.

Além das crianças até 5 anos, as meninas com idade entre 9 e 15 anos, também puderam receber doses da vacina contra o HPV, prevenindo assim, doença como o câncer de colo do útero. A frente do Dia D da Campanha de Multivacinação, a enfermeira Aurea Cristina falou da importância desta vacina e deu uma excelente notícia. “Em 2017, teremos mais um reforço, pois os meninos também poderão receber a dose contra o HPV. Vacinar para combater o HPV é essencial. Mães, pais, não tenham medo de trazer suas crianças para serem vacinadas. A vacina é altamente segura e previne doenças como câncer do colo do útero.”, disse a enfermeira.