Criado para estimular as mulheres no controle do câncer de mama, a campanha Outubro Rosa é realizada todos os anos com um único objetivo: compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Em Duque de Caxias esse período conta com ações da secretaria municipal de Saúde que abriu nesta terça-feira (04/10), a campanha na Unidade Pré-Hospitalar do Parque Equitativa, no terceiro distrito. Até sexta-feira (07/10) as mulheres da região poderão se consultar (e sair com o exame de mamografia marcado), agendar ultrassom, além de fazer o exame preventivo do câncer de útero no próprio local.

Outubro Rosa tem ações preventivas do câncer de mama em Caxias. Fotos: Rafael Barreto.

Outubro Rosa tem ações preventivas do câncer de mama em Caxias. Fotos: Rafael Barreto.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, por médicos e enfermeiros no Trailer de Saúde e no Ônibus Ginecológico da secretaria municipal de Saúde. Entre as mulheres do terceiro distrito que procuraram a unidade de saúde, esta moradora do Barro Branco, Rosa Anatilde Pereira, de 53 anos, que disse fazer regularmente os exames de mamografia e preventivo do câncer de útero. “Graças a Deus está tudo bem comigo”, comemora a dona de casa.

A campanha estará no período de 18 a 21 de outubro atendendo das 9h às 17h na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Gramacho, localizado na Rua Manicoré.

Câncer de mama

Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano, sem considerar os tumores de pele não melanoma, mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.