Ônibus conta com equipamentos de monitoramento. Foto: Roberto Chahim.

Ônibus conta com equipamentos de monitoramento. Foto: Roberto Chahim.

O prefeito Sandro Matos apresentou na noite desta terça-feira, 30 de setembro, o ônibus de monitoramento que irá ajudar o trabalho de ação em locais de concentração de usuários e venda de drogas. O ônibus é um dos equipamentos do eixo Autoridade, do programa do governo federal Crack, é Possível Vencer.

Ônibus é quipamento do programa do governo federal Crack, é Possível Vencer. Foto: Roberto Chahim.

Ônibus é quipamento do programa do governo federal Crack, é Possível Vencer. Foto: Roberto Chahim.

“Este ônibus será utilizado pelos agentes da Guarda Municipal. Foi cedido pelo governo federal, em parceria com a prefeitura, por meio das secretarias municipais de Segurança e Transporte, e Direitos Humanos e Igualdade Racial. Será de grande utilidade no monitoramento para as ações de segurança no município”, explicou Sandro Matos.

O ônibus possui nove telas para monitoramento simultâneo de três agentes. Para que o serviço seja feito durante 24hs, a unidade também possui estrutura como banheiro, gerador, microondas, frigobar e cafeteira. Para utilizar os equipamentos, 40 agentes da Guarda Municipal fizeram curso de 30 dias, de julho a agosto deste ano. “Toda esta estrutura é para que o agente não precise se ausentar da unidade, que possui seis câmeras internas e externas para visualização de qualquer ação próxima ao veículo. E em breve vamos receber 20 câmeras para serem instaladas em pontos estratégicos do município. E dentro do veículo poderão ser traçadas as estratégias de ação, que serão enviadas para o 21º Batalhão, ajudando a baixar a criminalidade. Os usuários identificados serão encaminhados para a comissão do programa Crack, é Possivel Vencer”, completou o comandante da Guarda Municipal, Worton Câmara França Junior.

O Programa Crack, é Possível Vencer é coordenado no município pela secretaria municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial, e possui um Comitê Gestor formado por representantes das secretarias municipais de Saúde, Promoção Social, Segurança e Transporte, Governo, Integração, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Planejamento e Gestão, Meio Ambiente e Defesa Civil e Serviços Públicos.