Às 9h10 de hoje (28/05), agentes da SuperVia agiram rapidamente e detiveram em flagrante, na linha férrea, um homem no momento em que furtava cabos do sistema de sinalização nas proximidades da estação Nova Iguaçu (ramal Japeri). Ele foi encaminhado à 56ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado.

Em 2014, a SuperVia registrou 247 ocorrências envolvendo furto de cabos. Este ano, já foram registrados 92 furtos. A ausência de cabos que compõem o sistema de sinalização pode provocar desde atraso na circulação dos trens até a interrupção do tráfego, temporariamente, por medida de segurança, até que as condições de circulação sejam restabelecidas. A SuperVia repudia ações como essas que danificam o patrimônio público e podem prejudicar, principalmente, as viagens de milhares de passageiros.

A SuperVia ressalta que a segurança pública no sistema ferroviário fluminense é atividade típica e exclusiva do Estado, que atua nas estações e trens por meio do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer). Esta é uma das determinações do contrato de concessão. A Secretaria Estadual de Segurança Pública tem auxiliado no reforço das rondas ao longo do sistema e a concessionária ampliou essa atuação com o suporte de Policiais Militares contratados dentro do Programa Estadual de Integração de Segurança (PROEIS).