A segurança dos centros comerciais e de áreas com grande circulação de pessoas contará com um reforço em São João de Meriti. Além das rondas de rotina executadas diariamente pela Guarda Civil Municipal, a partir de fevereiro os agentes também passarão a realizar operações de patrulhamento utilizando bicicletas. O novo meio de transporte da corporação tem por objetivo dar mais mobilidade aos guardas em áreas de menor extensão e bastante movimentadas da cidade.

Agentes Adriana Broetto e Alan Rezende equipados para iniciarem o patrulhamento com as bicicletas. Foto: Luiz Alberto.

Agentes Adriana Broetto e Alan Rezende equipados para iniciarem o patrulhamento com as bicicletas. Foto: Luiz Alberto.

Os agentes atuarão sempre em duplas e circularão nas praças da Matriz, José de Amorim, Carioca, José Alves Lavouras, além do calçadão de Coelho da Rocha e do Centro de Vilar dos Teles.

O secretário municipal de Segurança, Transporte, Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana, Romão Vilaça, fala sobre o novo modelo de patrulhamento implantado na cidade. “Os agentes circulando em bicicletas ficam mais visíveis e tornam as rondas mais dinâmicas. A rapidez no deslocamento em áreas de grande circulação de pedestres é um fator importante para inibir as ações delituosas. Com esse tipo de transporte o meio ambiente também é beneficiado, pois as bicicletas não emitem gases e não poluem o ar”, afirmou o secretário.

O uniforme dos agentes que farão as patrulhas foram adaptados para a realização da atividade. Os guardas usarão camisas e bermudas com faixas que refletem os faróis dos carros, capacete, luvas e tênis.