Bolsas de vários tamanhos e formatos e porta-moedas fabricadas em couro e confeccionadas por mulheres do projeto Retalhos de Esperança, da Casa da Mulher Caxiense, podem ser vistas e compradas na exposição inaugurada na última terça-feira (05/11) no Caxias Shopping. A loja vai funcionar até o dia 17.

Lúcia Maciel (E) e Joelma Aguiar pretendem montar o prório negócio. Foto: Rafael Barreto.

Lúcia Maciel (E) e Joelma Aguiar pretendem montar o prório negócio. Foto: Rafael Barreto.

O projeto Retalhos da Esperança tem por objetivo estimular mulheres do município a desenvolverem atividades capazes de gerar renda e participar de cursos de modelagem e montagem de bolsas de retalhos couro. Além disso, as alunas têm aula de empreendedorismo e noções administrativas para que possam buscar autonomia econômica. O projeto deverá formar 50 mulheres. As aulas com a última turma começam este mês e vão até março.

As inscrições para 2014 começam na semana que vem e as inscrições na Casa da Mulher Caxiense, na Alameda Rui Barbosa, no bairro Jardim Primavera, no segundo distrito. As vagas são por sorteio. Informações podem ser obtidas pelo telefone 2773-1896 de segunda a sexta-feira durante o horário comercial.

Duas das alunas tem o mesmo pensamento e pretendem se tornar donas do próprio negócio. Joelma Aguiar, de 47 anos e moradora do bairro Dr. Laureano e Lúcia Maciel, de 51 anos, residente no centro da cidade disseram que aprenderam muita coisa durante o curso. Além de trabalhar com retalhos de couro, elas aprenderam também fabricar sandálias bordadas pintura em tecido. “Pretendo trabalhar em casa até ter condições de abrir um pequeno negócio no município”, disse Joelma Aguiar que trabalha como ambulante. Os produtos custam entre R$ 90 (bolsa de couro grande) e R$ 15 (porta moedas).

Realizado pela Associação Cristã de Amparo à Criança e patrocinado pela Casa da Moeda do Brasil, o projeto tem como parceiros a secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o Caxias Shopping e a Agência de Soluções Ambientais e Sociais (ASAS).